Switcher
  • Cozinha Industrial
  • add title
  • add title

Info

Rotina de limpeza do Aço Inox

 

ROTINA DE LIMPEZA DO AÇO INOX

Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes (suaves e neutros) e os removedores à base de amônia (amoníacos), diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon . Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza do aço inox, pois além de arranhar as partes polidas ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.

Manchas Leves:
Em caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita de gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos em álcool de uso doméstico até formar uma pasta. Use um pano macio ou bucha de náilon para passar na superfície de aço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, tomando cuidado: faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

Manchas Acentuadas:
Aplicar detergente diluído em água morna, ou solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer a sujeira, recorra a produtos mais agressivos como removedores à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada. Repita se necessário. Se a sujeira persistir, utilize um método mais severo, com o emprego de produtos mais abrasivos como os sapólios. Importante: usar somente como recurso final. Por fim enxágüe e siga as etapas da limpeza de rotina.

Gorduras, óleos e banhas:
Limpe os depósitos grossos com um pano ou toalha de papel. Em seguida aplique uma solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

Marcas de dedos:
Remova com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool (de preferência isopropílico encontrado em farmácias de manipulação), ou solvente orgânico (éter, benzina e acetona). Para diminuir as chances de uma nova ocorrência aplique um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca

Rótulo ou etiquetas:
Descole o máximo que puder. Mergulhe um pano macio em água morna e esfregue. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Mas cuidado: nunca raspe a superfície do aço inox com lâmina, espátulas ou abrasivos grossos.

Manchas persistentes:
Estas manchas exigirão que se esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios) , água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá ser seguido sempre de um enxágüe em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e limpeza de rotina. Tenha em mente que esta operação pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em último caso.